Dois suspeitos morrem e policial é baleado em operação após morte de soldado da Rota no litoral de SP

Mortes ocorreram durante operação da forças de Segurança Pública, após o soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo ser morto em Santos

3 fev 2024 - 15h56
(atualizado às 16h06)
Resumo
Dois suspeitos morreram e um policial ficou ferido em ações da Polícia Militar na Baixada Santista, São Paulo, neste sábado. As ocorrências fazem parte de uma operação deflagrada após a morte de um soldado da Rota em Santos.
O soldado Samuel Wesley Cosmo morreu durante uma patrulhamento em Santos
O soldado Samuel Wesley Cosmo morreu durante uma patrulhamento em Santos
Foto: Reprodução/Facebook

Dois suspeitos morreram e um policial acabou baleado no braço durante ações da Polícia Militar na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, neste sábado, 3. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, os homens, ainda não identificados, trocaram tiros com equipes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) da PM paulista e não resistiram aos ferimentos. 

Ambos os confrontos aconteceram na madrugada deste sábado. Uma equipe da Rota realizava uma operação no bairro São Jorge, em Santos, quando foi recebida a tiros pelo suspeito na Avenida Francisco da Costa Pires. Os policiais reagiram e atiraram contra o criminoso, que chegou a ser socorrido no Hospital Vicentino, mas não resistiu

Publicidade

Com o homem, a equipe apreendeu uma arma de fogo e porções de drogas. Segundo a SSP, um policial de 33 anos acabou atingido de raspão no braço e foi socorrido na Santa Casa de Santos. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, drogas e tentativa de homicídio na Central de Polícia Judiciária da cidade.

Já em São Vicente, o tiroteio aconteceu durante uma abordagem da Rota a um homem na Avenida Sambaiatuba, no bairro do Jóquei Clube. A SSP aponta que o suspeito tentou fugir a pé após a ordem de parada e, em seguida, atirou contra os policiais. A equipe reagiu e baleou o homem, que também não resistiu. 

A PM também averiguou um imóvel em que o suspeito tentava entrar no momento da abordagem. No local, foram apreendidos um caderno com anotações de tráfico, uma mochila com centenas de porções de drogas e uma arma de fogo. A perícia foi solicitada no local e o caso foi registrado como resistência, drogas, posse/porte ilegal de arma de fogo e morte decorrente de intervenção policial na Delegacia de São Vicente.

Ambas as ocorrências são investigadas pela Polícia Civil com acompanhamento da Polícia Militar, finalizou a SSP. 

Publicidade

Nova Operação 'Escudo'

As ocorrências aconteceram em meio a uma nova Operação 'Escudo', deflagrada após a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, vítima de um tiro no rosto durante um patrulhamento em Santos. Imagens da câmera corporal do policial flagraram o momento em que ele é baleado em um beco

Nas redes sociais, o secretario de Segurança Pública de SP Guilherme Derrite afirmou, na noite de sexta-feira, 2, que estava em Santos, onde seria realizada uma operação para localizar os suspeitos pela morte do policial Cosmo. 

A ação na Baixada Santista também ocorre em paralelo às buscas pelos responsáveis pela morte do soldado Marcelo Augusto da Silva no dia 26 de janeiro, na rodovia dos Imigrantes, na altura de Cubatão, cidade vizinha a Santos.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se