Duas pessoas foram presas pela Polícia Civil nesta semana em Porto Alegre por furto de energia elétrica. As prisões ocorreram após técnicos da CEEE Equatorial identificarem ligações clandestinas em duas imobiliárias localizadas nos bairros Petrópolis e Independência.
A primeira ocorrência foi registrada na quarta-feira (15), quando as equipes da distribuidora constataram que uma imobiliária no bairro Petrópolis estava sendo abastecida por uma ligação direta de energia, sem registro no sistema. A Polícia Civil foi acionada e a proprietária da empresa foi presa em flagrante.
No dia seguinte, quinta-feira (16), outra situação semelhante foi encontrada no bairro Independência. Técnicos da distribuidora identificaram uma nova ligação irregular e, novamente, a polícia foi acionada. A proprietária da segunda imobiliária também foi detida em flagrante.
As duas empresárias foram liberadas após pagamento de fiança, mas responderão pelo crime de furto, conforme previsto no Código Penal Brasileiro.
Fiscalização
O combate ao furto de energia tem sido uma prioridade para a CEEE Equatorial, que realizou 117 operações de fiscalização ao longo de 2024. Essas ações resultaram na prisão de 100 pessoas pela Polícia Civil. Além de ser crime, o desvio de energia traz prejuízos financeiros e riscos à segurança da população.
"Quem desvia energia faz com que todos os consumidores paguem por uma tarifa mais cara. E, no caso do comércio, existe ainda concorrência desleal com os estabelecimentos que atuam dentro da regularidade", destacou Sidney da Costa, Executivo de Perdas da CEEE Grupo Equatorial.
Desde que assumiu a gestão da companhia em julho de 2021, o Grupo Equatorial Energia intensificou as inspeções contra o furto de energia, atuando em parceria com a Polícia Civil. O objetivo é prevenir acidentes, melhorar o funcionamento do sistema elétrico e garantir tarifas mais justas para os consumidores regularizados.
Como denunciar
A população pode colaborar com o combate ao furto de energia denunciando ligações clandestinas por meio da ouvidoria da CEEE Equatorial, pelo telefone 0800 642 4900. As denúncias ajudam a identificar e corrigir irregularidades, contribuindo para um sistema elétrico mais seguro e eficiente.