Entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira, 13, em 12 horas choveu mais do que o previsto para todo o mês de janeiro no Recife, capital de Pernambuco: 118 milímetros. Já considerando as últimas 24 horas, a chuva acumulada foi de 127 mm. A média histórica para o primeiro mês do ano é de que chova entre 80 e 100 milímetros. As informações são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), obtidas pelo Terra.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Apac deixou a Região Metropolitana de Recife em ‘Estado de Atenção’ nesta segunda-feira. O aviso meteorológico foi publicado às 3 horas da manhã e segue válido até 23h.
Em boletim emitido ao meio-dia, foi informado que a previsão indica continuidade das chuvas na categoria moderada, na média dos 50 milímetros, até a manhã de terça-feira, 14.
O Centro de Operações (Cop) da Defesa Civil de Recife também colocou Recife em estado de atenção nesta segunda-feira. Às 5 horas da manhã, divulgaram terem identificado ocorrências por causa das chuvas, como alagamentos.
“Dependendo de onde você esteja, sua rotina pode ser impactada. Nossas equipes estão trabalhando para reverter a situação”, acrescentou a Defesa Civil, em nota.
A reportagem tentou contato com a prefeitura de Recife, em busca de mais informações sobre ocorrências relacionadas às chuvas, mas não obteve retorno. O espaço será atualizado em caso de resposta.