Já imaginou um navio invadindo a cidade, no meio dos prédios? Essa é a ilusão de ótica criada em uma foto que viralizou nas redes sociais, postada pela fonoaudióloga Katia Tomimoto, que tem a fotografia como hobby há cerca de sete anos e vive em Santos, no litoral de São Paulo.
Katia diz que não esperava que sua foto fosse virar assunto no Instagram e que decidiu fazer o clique de forma espontânea. Ela, que gosta de fotografar paisagens, em especial as que envolvem a praia, disse que a intenção foi criar algo diferente do comum.
"Como as pessoas estão acostumadas a ver o navio na água entrando pelo mar, saindo pelo mar, eu pensei assim: 'vamos fazer diferente e fazer uma imagem no meio dos prédios'. Então era essa a minha intenção, mostrar uma paisagem diferente", pontuou.
Ela diz que pensou em esperar o navio se posicionar e escolheu um ângulo que não mostrasse a água. "Foi intencional, eu me posicionei no ângulo e eu queria o bico do navio batendo em um prédio. Aí eu fiz o clique. Ao mesmo tempo, atrás aparece a Avenida Ademar de Barros, que é a parte do Guarujá. Então eu fiz Santos com visão para Guarujá e, na realidade, eu queria esconder ao máximo a água, para dar a impressão realmente de que ele está no meio dos prédios, como se fosse algo que fizesse parte da cidade", explicou a fotógrafa.
Na ocasião, o navio saía do canal do Porto de Santos – cuja margem direita fica em Santos, no bairro Ponta da Praia, onde vive Katia, enquanto a margem esquerda do porto fica em Guarujá, e a foto mostra a Avenida Ademar de Barros, uma das principais da cidade.
Katia relata que ficou feliz com os comentários deixados em suas redes sociais e que outros entusiastas da fotografia e até profissionais elogiaram o registro. "Eu tenho a fotografia como um hobby, e a minha praia é a fotografia de natureza. Nesse dia, eu falei 'faz tempo que eu não faço uma foto de navio. Vou fazer uma foto de um navio hoje. Eu adorei os comentários, tem alguns muito inteligentes, muita coisa bacana", disse.
"O dia estava bonito, a iluminação estava boa, estava tudo favorável para a imagem e fiz o clique. Jamais iria imaginar que teria essa repercussão", completou.
Física explica o efeito
O especialista em física Rodolfo Bonafim conta que se trata de um efeito ótico de achatamento da imagem e que a técnica é amplamente utilizada por fotógrafos.
"O plano de fundo se funde e faz parecer que o morro, que é distante, está bem mais perto do que realmente está. Esse achatamento da profundidade de campo é possível pelo uso da lente teleobjetiva", explica o especialista.
Bonafim explica que, com uma lente teleobjetiva, como a utilizada por Katia, é possível criar esse efeito, que não acontece com outros tipos de lente, que dão uma dimensão maior de distância. "Quando você amplifica uma imagem com uma lente zoom ou uma lente teleobjetiva, essa lente vai aproximar tudo desde o primeiro plano. Ou seja, o navio que estava um pouco mais próximo e o fundo ficam na mesma proporção. Então você tem uma ilusão de ótica, parece que está tudo no mesmo plano".
Apesar de impressionar visualmente, o efeito é simples, e não um truque, e é amplamente utilizado por fotógrafos. "Isso realmente chama atenção, mas é um efeito simples", completou o especialista.