Estado do Rio autoriza retorno às aulas presenciais

Medida vale mesmo para as cidades com risco de transmissão do coronavírus considerado alto; 16 municípios seguem só com o ensino à distância

16 ago 2021 - 16h09
(atualizado às 16h50)

A partir desta segunda-feira (16), todos os 92 municípios do Estado do Rio estão autorizados a retomar as aulas da rede estadual de ensino de forma presencial. A medida vale mesmo para as cidades em que o risco de transmissão do coronavírus seja considerado alto. Apesar disso, 16 municípios seguem somente com o ensino à distância por determinação de suas prefeituras.

Alunos utilizam máscara na sala de aula no retorno das atividades presenciais
Alunos utilizam máscara na sala de aula no retorno das atividades presenciais
Foto: José Aldenir/The News2 / Estadão Conteúdo

A resolução que autorizou o retorno às aulas presenciais foi publicada na sexta-feira (13) em acordo entre as secretarias estaduais de Educação e de Saúde. O Ministério Público (MPRJ) participou das discussões.

Publicidade

Segundo a nova determinação, as escolas da rede pública estadual somente fecharão nas cidades que estiverem em nível de risco muito alto (bandeira roxa) de transmissão. Os municípios têm autonomia para vetar o ensino presencial, o que por ora acontece em 16 cidades.

As regras estabelecem limite de lotação nas salas de aula, de acordo com a bandeira de risco apresentada nas cidades: até 40% em caso de bandeira vermelha (alto risco de transmissão); até 70%, no caso de bandeira laranja (risco moderado); e de até 100%, no caso de bandeira amarela (baixo) e verde (muito baixo).

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações