Uma estátua de Iemanjá foi depredada na Praia de Olho d’Água, em São Luís, no Maranhão. Não se sabe quando o suposto ato de vandalismo aconteceu.
O rosto da estátua foi quebrado. Segundo sites de notícias do Maranhão, ainda não se tem informações sobre quem fez isso.
A escultura está na Praça de Iemanjá há cerca de 30 anos. De acordo com o site Digusora On, a imagem foi restaurada em 2019 por membros do Terreiro Nossa Senhora da Vitória.
Neste domingo, 23, o governo do Maranhão repudiou o ocorrido e informou que a polícia vai investigar o caso e que a estátua será restaurada.
O Governo do Maranhão, por meio da Sedihpop, repudia a destruição do monumento da estátua de Iemanjá, localizada no bairro do Olho D’água, em São Luís/MA.
A equipe da Sedihpop esteve presente no local para articular com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a devida apuração+ pic.twitter.com/BHB7xG6wDV
— @DireitosHumanosMa (@sedihpop) July 23, 2023
"O monumento é alusivo ao processo de luta dos povos de terreiro maranhenses por reconhecimento e liberdade religiosa. Além de um dano ao patrimônio público, trata-se de um ataque de racismo religioso aos povos tradicionais de terreiro que deve ser repudiado e combatido", diz comunicado divulgado pelo governo.
Iemanjá é um dos orixás (divindade africana) mais famosos no Brasil e faz parte das religiões Candomblé e Umabanda. É conhecida como a Rainha do Mar.