A jovem Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos, que estava a bordo do helicóptero que desapareceu na região de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, enviou um vídeo para o namorado mostrando o mau tempo. Ela informou que eles não conseguiram pousar em Ilhabela, destino final da viagem, e voltaria para a capital paulista. As buscas foram retomadas nesta terça-feira, 2.
Em entrevista à CNN, a tia da jovem, Silvia Santos informou que estava tudo programado para a família passar o Réveillon junto, mas que sua irmã, Luciana Rodzewics, de 45 anos, avisou que ela e filha iam viajar.
"Minha irmã recebeu o convite de um amigo nosso, de muito anos, para fazer um passeio de helicóptero, e como ela gosta muito de adrenalina, acabou levando a filha junto. Nós estávamos combinados de passar o Ano Novo na casa da minha sogra, em Itaquera, e do nada, 11h da manhã, eu liguei para minha irmã para combinar o que ia levar, e ela falou que não ia mais. Ela não me informou para onde seria esse passeio”, explica.
A aeronave saiu do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Ilhabela na tarde do domingo, 31, mas perdeu o contato com as torres de comando. Ela só soube do sumiço da aeronave pela televisão, nesta segunda-feira, 1º.
“Perguntei para o namorado da minha sobrinha para onde elas foram. Até então, eu achava que elas iam viajar, curtir lá, tá em alto mar, no navio, helicóptero, né? Meu sobrinho falou: ‘Não, eles foram para Ilhabela, com esse amigo de vocês, o Rafael, e aí a última informação que nós tivemos da Letícia foi o vídeo que ela enviou para o namorado'. Foi ontem, por volta das 14h, falando: ‘Estou voltando, está muito perigoso, muita neblina e chovendo muito'. E aí não teve mais contato com o namorado. Não conseguiram nem pousar em Ilhabela”, afirma Silvia.
Além de Luciana e Letícia, também estava na aeronave Rafael Torres, e o piloto, que não teve o nome revelado. O vídeo ao qual Silvia se refere foi filmado pela sobrinha. Nas imagens, ela mostra que havia muita neblina no céu enquanto voavam.
As investigações iniciais apontam para a possibilidade do helicóptero estar em alguma localidade entre a Serra do Mar, que é uma região de floresta densa do bioma Mata Atlântica, e Caraguatatuba, cidade vizinha ao arquipélago de Ilhabela.
Em nota ao Terra, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi notificada a respeito do desaparecimento de um helicóptero, de matrícula PR-HDB, no litoral de São Paulo. A aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano - (2°/10° GAV), foi acionada na madrugada de segunda para iniciar as buscas na região.
Coordenadas pelo SALVAERO, as buscas seguiram ao longo de todo o dia, e foram retomadas nas primeiras horas da manhã desta terça, 2. Até o momento, o helicóptero não foi localizado.