Uma operação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos interditou um supermercado em Tramandaí e apreendeu mais de 1,4 tonelada de alimentos impróprios para o consumo em cinco estabelecimentos fiscalizados nos municípios de Tramandaí e Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (23).
Supermercado interditado
O supermercado interditado em Tramandaí foi fechado devido às péssimas condições de higiene, com destaque para a padaria que funcionava praticamente ao ar livre, sem atender às condições sanitárias mínimas exigidas.
Irregularidades encontradas
Nos cinco estabelecimentos vistoriados, as principais irregularidades identificadas foram:
- Alimentos vencidos;
- Produtos sem procedência;
- Itens fora da temperatura adequada;
- Armazenamento inadequado;
- Produtos clandestinos, como mel, queijos, torresmo e bebidas.
Os alimentos apreendidos foram considerados impróprios para consumo e inutilizados pelas autoridades.
Operação de fiscalização
A ação contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), com os promotores Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, Mauro Rockenbach e Mari Oni Santos da Silva. Também participaram servidores do GAECO/MPRS, representantes das Vigilâncias Sanitárias de Imbé e Tramandaí, além de equipes da Secretaria Estadual da Saúde, SEAPI, Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
As operações de fiscalização visam garantir a segurança alimentar e proteger a saúde dos consumidores, reforçando a necessidade de cumprimento rigoroso das normas sanitárias por parte dos estabelecimentos comerciais.