Fraudes em prontuários médicos desencadeia investigação no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre

Médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição são investigados por registro fraudulento do ponto

28 nov 2023 - 14h25
(atualizado às 14h31)

Nessa manhã de terça-feira ( 28 ), por volta das 6h30, Polícia Federal deflagrou a Operação Hipócrates, a qual apura os possíveis crimes de peculato, falsidade ideológica ou estelionato contra o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), praticados por médicos que registram o ponto com a finalidade de iludirem os controles quanto à sua presença no local de trabalho.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Segundo informações da Polícia Federal, a execução da Operação Hipócrates mobilizou 42 policiais federais para o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em hospitais, clínicas e consultórios em Porto Alegre.

Publicidade

De acordo com apurações feitas pelo repórter Fábio Rodrigues, as investigações iniciaram após denúncia anônima de que dez médicos concursados do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com salários que variam entre 14 e 31 mil reais, registraram o início da jornada de trabalho e sairiam do hospital para outras atividades, principalmente, o atendimento em clínicas particulares e outros hospitais, e retornariam ao final do expediente para fecharem o ponto, dando a entender que lá haviam permanecido durante todo o período.

Ainda conforme apurado, durante seis meses, a Polícia Federal realizou diligências que confirmaram a prática pelos suspeitos, que são alvos das medidas executadas na manhã de hoje. A fraude, além de trazer prejuízos financeiros significativos ao HNSC, que não recebe a prestação do serviço contratado, também vitimiza os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com menos médicos efetivamente trabalhando do que aqueles constantes em seus registros e folha de pagamento.

Significado do nome da Operação:

"O Juramento de Hipócrates" é tradicionalmente realizado pelos médicos no momento da formatura.

Publicidade

Com informações Fábio Rodrigues

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações