A greve que parou parte das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã desta quinta-feira pegou de surpresa muitos trabalhadores, além de irritar motoristas e passageiros que enfrentaram dificuldades para se deslocar pela cidade. O tema ganhou destaque nas redes sociais, e entrou nos Trending Topics, o ranking dos assuntos mais comentados do Twitter.
A evolução das obras do metrô de SP ano a ano
Confira o ranking das tarifas de ônibus no País
De acordo com a CPTM, a circulação de trens nas linhas 11-Coral e 12-Safira está interrompida em toda a extensão desde as 10h devido à greve, e a linha 9-Esmeralda não está operando desde a última madrugada. A operação Paese foi acionada e os ônibus circulam entre as estações Corinthians-Itaquera do Metrô e Guaianazes; entre Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Guaianazes; e entre São Miguel e Itaim Paulista e estação Tatuapé do Metrô.
Desde as 10h, três linhas da CPTM operam da seguinte forma: 7-Rubi, entre as estações Luz e Jundiaí; 8-Diamante, entre as estações Itapevi e Palmeiras-Barra Funda, e 10-Turquesa até a Estação Luz. A operação Paese será mantida para atender a linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), que está paralisada. Os coletivos estão atendendo os usuários entre as estações Pinheiros e Grajaú.
Entre muitos trabalhadores, o clima é de indignação com a paralisação. Na tentativa de amenizar os transtornos causados pela greve, 95 ônibus da operação Paese servem aos usuários da Linha 9, e 60 trabalham na Linha 12, segundo comunicado da CPTM.
Porcaria de CPTM. Terminal super lotado, trânsito e ônibus abarrotado de gente. Sufoco!
— Débora Nascimento ;* (@Deh_MCeR) June 13, 2013
CPTM em greve! Prejudicando o trabalho de milhares de pessoas e empresas. #gestaodepessoas
— Robson Amorim (@robsonsbc) June 13, 2013
CPTM de greve,presumo que ninguém vai chegar aqui no trampo hoje
— Vinicius (@stewedik) June 13, 2013
A greve, anunciada pelos trabalhadores no final da noite de quarta-feira, causou ainda mais revolta por ter sido deflagrada dias após o aumento nas passagens de ônibus, metrô e trens para R$ 3,20.
A #CPTM presenteou o povo 2 vezes este ano, aumento de passagem + Greve... #Oremos !
— AndréClirisóstomo (@Clirisostomo) June 13, 2013
Para a volta no trabalho, a perspectiva não é nada otimista entre os internautas. Somando-se à greve, um novo protesto previsto para a tarde desta quinta-feira contra o aumento das passagens está deixando os motoristas e usuários do sistema público de transporte preocupados com o caos no trânsito.
Ontem foi o maior congestionamento do ano em SP devido a chuva. Hoje começou a greve da #CPTM . O dia promete ser bem complicado!
— Unidos por Sampa (@unidosporsampa) June 13, 2013
Greve da CPTM bem no dia do Protesto, São Paulo vai parar!!!
— bruna nunes (@hellobruna_) June 13, 2013
Os empregados que participam da greve são representados pelos sindicatos dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana e dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil.
A CPTM rejeitou em audiência na tarde de quarta-feira a proposta apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que previa, entre outros pontos, reajuste de 8,56%. O tribunal chegou a apelar para os trabalhadores que evitassem a paralisação antes que o TRT emitisse uma decisão sobre o impasse, mas não teve a solicitação atendida.