Greve dos garis acaba na região do ABC, em Bauru e em Osasco

A paralisação continua em outras 123 cidades do Estado de São Paulo

1 abr 2015 - 13h27
(atualizado às 19h01)
<p>Lixo acumulado no ABC paulista</p>
Lixo acumulado no ABC paulista
Foto: Daniel Sobral / Futura Press

Os seis mil garis que estavam em greve desde o último dia 23, em cinco cidades do ABC paulista, voltaram ao trabalho. Os garis de Osasco, na Grande São Paulo, e Bauru, interior do Estado, também encerraram a greve. Em outras 123 cidades do estado a paralisação continua. 

No caso do ABC, que enfrentava uma situação crítica na limpeza pública, as negociações foram feitas de forma paralela às demais em que os patrões mantiveram a proposta de 8,5% de aumento nos salários.

Publicidade

Siga Terra Notícias no Twitter

Em Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, os garis aceitaram a proposta de reajuste salarial de 9,5% feita ontem (31), após audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, e retomaram as atividades no final da noite. A categoria reivindicava aumento de 11,73%.

Segundo a Federação de Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes do Estado de São Paulo (Femaco), vários sindicatos estão seguindo o exemplo do ABC Paulista e negociando diretamente com as empresas, sem intermediação do sindicato patronal.

Publicidade

Ainda não há um balanço de quantos municípios permanecem afetados pela greve. Está marcada para a próxima segunda-feira (6) uma nova audiência de conciliação entre a representação das empresas e a Femaco, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região.

Na próxima segunda-feira (6), haverá audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Carnês de IPTU são encontrados em lixeira
Video Player

Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações