A greve conjunta de funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) que está acontecendo nesta terça-feira, 28, causou transtornos e momentos tensos na grande São Paulo.
Uma equipe de reportagem do Bom Dia São Paulo, da TV Globo, flagrou uma confusão generalizada na estação Santo André, que fica na cidade da Grande São Paulo.
Alguns integrantes de movimentos que apoiam a greve acabaram se desentendendo com passageiros. Na confusão, um passageiro chegou a arremessar o celular de uma manifestante no chão, o que gerou uma briga entre os presentes.
Greve
A paralisação afeta o funcionamento das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô, e as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral, da CPTM. A estação Santo André fica na linha Turquesa.
As linhas 12-Safira e 13-Jade, anteriormente previstas na paralisação, entraram em operação integral pela manhã, embora com intervalos maiores. A Linha 11-Coral, por sua vez, funciona apenas entre Luz e Guaianases com intervalos maiores.
Linhas administradas pela iniciativa privada:
Metrô
- Linha 4-Amarela: operação normal;
- Linha 5-Lilás: operação normal;
De trens metropolitanos
- Linha 8-Diamante: funcionamento integral (em algumas estações, os intervalos variam entre 6 e 12 minutos);
- Linha 9-Esmeralda: funcionamento integral (em algumas estações, os intervalos chegam a 6 minutos).