O metrô de São Paulo está operando parcialmente até às 20h desta quinta-feira, 23, em decorrência da greve dos metroviários. A abertura, segundo informado pela empresa, segue a decisão da Justiça, que determina o retorno da operação com cobrança de tarifa.
Durante a manhã, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo havia orientado que os funcionários retornassem a seus postos de trabalho, uniformizados, após o Metrô aceitar a liberação das catracas. No entanto, com a decisão judicial do início da tarde, foi determinado o funcionamento do modal sem gratuidade do transporte.
Confira os trechos liberados:
- Linha 1: Ana Rosa-Luz
- Linha 2: Alto do Ipiranga-Clínicas
- Linha 3: Sta. Cecília-Bresser-Mooca
- Linha 15: fechada
O Sindicato dos Metroviários vai se reunir em assembleia ainda nesta quinta, por volta das 19h. A reunião terá transmissão ao vivo nas redes sociais do movimento.
A categoria pede o fim das privatizações e terceirizações do serviço de transporte por parte do governo; o aumento de contratações por concurso público de novos servidores para ampliação do quadro de funcionários; e o pagamento do abono em troca da participação dos Resultados e Lucros (PRL) que, segundo o sindicato, não foi repassado aos trabalhadores entre os anos de 2020 e 2022.
A greve começou às 00h desta quinta e causou diversos transtornos na capital paulista. A cidade registrou congestionamentos quilométricos, além das estações e pontos de ônibus lotados.