A holding italiana Gruppo Gavio, dona das empresas Società Iniziative Autostradali e Servizi (Sias) e Autostrada Torino-Milano (Astm), anunciou nesta quinta-feira (5) a conclusão da aquisição do controle da EcoRodovias, que administra cerca de 1,8 mil km de estradas no Brasil.
A Primav, empresa do Grupo CR Almeida, detinha 64% de participação na concessionária e agora dividirá seu comando com a companhia italiana. Avaliada em R$ 2,1 bilhões, a operação foi realizada por meio de um aumento de capital na Newco, sociedade criada pela Primav para gerir a EcoRodovias.
Com isso, o Gruppo Gavio se torna o quarto maior operador de estradas pedagiadas no mundo, com uma rede de 3.320 km. Um de seus sócios, Beniamino Gavio, será presidente da Newco e vice-presidente da EcoRodovias.
Atualmente, a concessionária administra importantes estradas no Sudeste do Brasil, como o sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a cidade de São Paulo ao litoral, e o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, entre a capital paulista e o Vale do Paraíba. Além disso, opera a Ponte Rio-Niterói e atua no Porto de Santos.