Guarda Municipal de Porto Alegre começa a utilizar câmeras corporais

Além da captação de imagens, os equipamentos gravam áudio e possuem recursos de infravermelho, visão noturna e geolocalização

24 jun 2024 - 08h06
(atualizado às 10h27)

A partir desta segunda-feira, 24, os agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre começam a utilizar câmeras corporais anexadas às fardas. Esses equipamentos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) através do programa POA Segura e serão incorporados à rotina de todas as guarnições dedicadas ao patrulhamento preventivo da cidade.

Foto: Divulgação/PMPA / Porto Alegre 24 horas

"Esta novidade dá segurança aos guardas municipais, auxiliando também na transparência das nossas ações. A implementação acontece depois de um longo período de estudos, especialmente nos exemplos bem-sucedidos em estados como São Paulo e Santa Catarina," afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

Publicidade

O treinamento para a operação das câmeras, que permitem gravações contínuas de até 10 horas em alta resolução, foi concluído na última terça-feira. Além da captação de imagens, os equipamentos gravam áudio e possuem recursos de infravermelho, visão noturna e geolocalização.

"Estamos preparados para incluir as câmeras corporais na rotina dos agentes. Este é mais um passo importante no fortalecimento da Guarda Municipal, que cresceu muito nos últimos anos e pode contribuir cada vez mais no sistema de segurança da Capital," destaca o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Investimento

Foram adquiridas 160 câmeras e oito centrais de carregamento, com um investimento de R$ 623 mil. As imagens capturadas serão armazenadas em servidores de acesso restrito, sem transmissão em tempo real, garantindo que o acesso externo aos arquivos ocorra apenas mediante solicitação.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se