Um motorista de 32 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante e desacato após ignorar ordem de parada de guardas civis municipais de Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã de domingo, 1º. Testemunhas flagraram o momento em que os agentes atiram mais de dez vezes contra o carro do condutor.
De acordo com a prefeitura, o caso ocorreu por volta das 11h30, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, na orla da Praia das Pitangueiras. O veículo foi detectado em alta velocidade, e uma equipe da GCM ordenou que ele parasse, mas a ordem foi desobedecida. O motorista teria invadido a ciclofaixa da via e quase atropelou um dos agentes.
As viaturas deram início a perseguição, que se estendeu por ruas do Centro e das Astúrias. A administração municipal afirma que, devido às manobras que colocavam em risco a vida de outros cidadãos, foram efetuados disparos em direção aos pneus do veículo, com a finalidade de fazê-lo parar.
Os vídeos obtidos pelo Terra mostram o carro manobrando e, em seguida, o início dos disparos contra o condutor. Nas imagens, é possível contar ao menos 16 tiros disparados pela GCM. Mas, apesar dos disparos, o motorista não para.
O condutor foi detido na Avenida General Monteiro de Barros, nas Astúrias, e encaminhado à UPA Dr. Matheus Santamaria (UPA Rodoviária), onde foi constatado o estado de embriaguez. Ainda conforme a prefeitura, no local, ele desacatou os agentes e foi conduzido à Delegacia Sede de Guarujá, onde o caso foi registrado.
O motorista possui passagem por tráfico de drogas, e também pelo art. 306 do Código de Trânsito, que configura condução de veículo automotor com capacidade psicomotora alterada.