Haddad aprova grafite em patrimônio histórico de São Paulo

Estrutura na 23 de Maio é tombada, mas conselho de preservação autorizou a intervenção

2 fev 2015 - 08h56
(atualizado às 11h02)
Mural foi pintado no final de semana com a autorização da prefeitura
Mural foi pintado no final de semana com a autorização da prefeitura
Foto: Heloísa Ballarini / Secom

O prefeito Fernando Haddad (PT) autorizou e incentivou uma intervenção artística no local conhecido como Arcos do Jânio, sob o viaduto da rua Jandaia, no centro da capital paulista. O local – patrimônio histórico de quase cem anos - teve as paredes cobertas por grafites contratados pelo prefeito. "Sempre há alguns conservadores que não aprovam, mas eles serão convencidos que o grafite é uma realidade favorável a São Paulo", disse Haddad neste domingo, em frente aos Arcos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Publicidade

Os arcos foram construídos na década de 1920 e permaneceram parcialmente encobertos por cerca de 60 anos pelos cortiços erguidos no seu entorno. Em 1980, o local foi revitalizado pelo prefeito Jânio Quadros.

Os arcos são protegidos pelo patrimônio histórico municipal desde 2002 e precisam ser "integralmente preservados", segundo o conselho municipal de preservação (Conpresp). O próprio órgão, porém, autorizou os desenhos nas partes internas do patrimônio.

Haddad é apoiador da arte urbana. Na foto prefeito participa de intervenção no túnel José Roberto Melhem
Foto: Reprodução
De acordo com o especialista da USP em história da urbanização ouvido pelo jornal, Nestor Goulart, "a grafitagem é esteticamente interessante”. Porém, segundo ele, "a parede precisa ventilar. Certas tintas de grafite impedem a saída da umidade e podem causar danos à estrutura."

Publicidade

Já Nadia Somekh, presidente do Conpresp, afirmou que, antes do grafite, as paredes já eram impermeabilizadas. Técnicos serão encaminhados ao local para verificar a situação.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se