O prefeito de São Paulo Fernando Haddad recebeu, na manhã desta quinta-feira, o prêmio Travelers’ Choice Destinos 2014, que reconhece a capital paulista como o melhor destino do Brasil e terceiro da América do Sul, ficando pela primeira vez à frente do Rio de Janeiro. A escolha é feita pelos usuários do TripAdvisor, um dos maiores sites de viagens do mundo. Apesar do prêmio, Haddad disse que a cidade está em “permanente mutação” e voltou a falar que ainda é necessário melhorar o transporte público da capital.
“O turista é o maior beneficiário do transporte público. Ele não tem carro. Você tem que oferecer velocidade pra ele se deslocar. São Paulo hoje, em virtude das faixas das marginais para o táxi, é uma das cidades que permite ao turista chegar mais rápido a um aeroporto internacional. Você não tem isso em muitas cidades do mundo. Coisas como essa mudam a relação do turista com a cidade, sobrando mais tempo para o laser, conhecer museus, gastronomia, etc”, disse o prefeito.
Na América do Sul, apenas Buenos Aires, na Argentina, e Cusco, no Peru, ficaram à frente de São Paulo. Entre da capital paulista e do Rio de Janeiro, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul aparece em décimo lugar no continente como o destino preferido dos usuários da TripAdvisor.
“Não tem cidade pronta. Esse conceito é difícil. A cidade está em mutação permanente. Agora mesmo temos várias discussões sendo feitas. O Plano Diretor vai mudar a cidade nos próximos 20 anos, com novas frentes de empreendimentos. O Arco Tietê será uma realidade, novos bairros vão surgir. Desde assuntos desse tamanho a teatros, entretenimento, espaços públicos, até questões micropolíticas, como artistas de rua, comida de rua, que são coisas que promovem ambientes mais saudáveis”, disse o prefeito.
Para Haddad, o primeiro lugar na premiação é um reconhecimento ao trabalho dos paulistanos.
“É um gesto de reconhecimento do turista em relação aos trabalhadores de São Paulo, que, na verdade se for pensar o que é o turismo, é a qualidade dos serviços, da hospitalidade. Então é a camareira, o porteiro, o motorista de táxi, o enfermeiro e todos aqueles que têm contato com o turista. São milhões de trabalhadores que têm parte nesse prêmio. É um reconhecimento de que os empresários e os trabalhadores estão cada vez mais preparados para receber bem”, disse.