Na tarde desta segunda-feira (23), Patrick Lopes Machado, de 30 anos, foi encontrado morto na Rua Otacílio de Castro, no Bairro Km 3, em Santa Maria. Segundo a polícia, ele tentou assassinar a ex-companheira, mas foi imobilizado e morto por ela e pela mãe dela.
Machado havia deixado a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) dois dias antes e, de acordo com relatos, ameaçava "matar a ex-companheira". A vítima já havia registrado queixa e solicitado medidas protetivas, que foram descumpridas.
Na tarde do ocorrido, Machado invadiu a casa onde a mulher e sua mãe estavam, afirmando que "terminaria o serviço". Ele teria agredido a sogra e golpeado a ex-mulher com um pedaço de pau. Após reagirem, mãe e filha conseguiram imobilizar o homem. Durante o confronto, a ex-mulher utilizou um cordão para enforcá-lo, causando sua morte.
O local foi preservado e a Polícia Civil acionada para investigar o caso. A Brigada Militar e o Instituto Geral de Perícias (IGP) realizaram o levantamento técnico no local do crime. A investigação segue para esclarecer os detalhes do ocorrido.