Homem é preso por maus-tratos e 14 cães são salvos de condições precárias em Porto Alegre

Operação conjunta resulta na detenção de indivíduo por condições precárias de animais de estimação no Bairro Jardim Itu.

29 jan 2024 - 14h54

Em uma ação coordenada contra maus-tratos a animais, um homem de 53 anos foi preso na manhã desta segunda-feira, 29, após denúncia anônima no bairro Jardim Itu. As autoridades encontraram 14 cães confinados em uma residência, em condições alarmantes de higiene e falta de cuidados básicos.

Foto: Imagem Ilustrativa / SMSEG / PMPA / Porto Alegre 24 horas

O secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis, relatou que os animais estavam impossibilitados de se moverem adequadamente, vivendo em um ambiente insalubre e escuro. Os cães foram imediatamente resgatados e levados para a Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) para avaliação veterinária completa.

Publicidade

Na Usav, os animais receberão tratamento médico abrangente, incluindo exames, castração, vacinação e microchipagem. Posteriormente, serão disponibilizados para adoção responsável. O crime de maus-tratos pode acarretar prisão de dois a cinco anos, além de proibição da guarda e aplicação de multa.

A operação, que envolveu a Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Gabinete da Causa Animal (GCA), além das 2ª e 5ª Delegacias de Polícia (DP) da Capital, destaca a importância da colaboração da população. Denúncias de maus-tratos podem ser feitas anonimamente pelo telefone 153 ou pelo aplicativo 156+POA, contribuindo para a proteção dos animais em situações semelhantes.

Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações