Um homem de 58 anos morreu ao ser atingido por uma árvore que caiu durante um temporal em Itupeva (SP) na segunda-feira, 8. Segundo a família do morador, identificado como João Carlos de Arruda Ming, ele tentava abrir o portão elétrico de casa, que estava sem energia, no momento em que a árvore foi derrubada pela força do vento.
O acidente ocorreu durante as fortes chuvas que atingiam a região na noite de segunda. À TV Tem, afiliada da TV Globo, a esposa de João Carlos contou que faltou energia no bairro em que moram, o que fez com que a vítima descesse do carro para abrir o portão manualmente. A mulher e a filha dele estavam no carro quando a árvore caiu sobre eles, junto de um poste e a fiação elétrica.
A esposa e a filha de João Carlos, de 24 anos, foram atendidas no local por equipes de emergência e sofreram escoriações leves. Ao Terra, a Defesa Civil do município informou que o bairro ficou sem energia após a queda de um poste na região, também por causa do temporal.
Nesta terça-feira, 9, equipes da prefeitura e da CPFL Piratininga, concessionária responsável pela distribuição elétrica na região, trabalharam para retirar a árvore que caiu em cima do veículo.
Ainda de acordo com o órgão público, a árvore que atingiu o morador é de baixa resistência e caiu com a força do vento. A Defesa Civil ainda realiza vistorias para identificar as árvores com risco de queda durante a temporada de chuvas no verão.
"Quando a região tem um acumulado de chuvas maior que 80 milímetros, em um período de três dias, nossas equipes vão até o local para verificar possíveis riscos", afirmou Marco Randa, coordenador da Defesa Civil.