Uma embalagem de bolo improvisada como máscara de oxigênio foi usada para atender um bebê de 3 meses, com quadro clínico de bronquiolite, em um hospital de Santa Cruz (RN). O caso foi confirmado pela prefeitura do município potiguar e por meio de nota técnica da direção hospitalar.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso ganhou repercussão nesta terça-feira, 11, após imagens do 'equipamento' improvisado viralizarem nas redes sociais. O Terra apurou que a criança deu entrada no hospital com sintomas como desconforto respiratório, congestão nasal, febre, vômitos e diarréia, no último sábado, 8.
A direção hospitalar informou que solicitou, em caráter de urgência, a transferência da criança para uma unidade com UTI pediátrica. A embalagem de bolo foi improvisada como máscara de oxigênio enquanto a equipe aguardava a transferência, como um 'leito semi intensivo'.
Segundo a Prefeitura de Santa Cruz, o hospital não é referência em urgência materno-infantil, e a solução improvisada foi usada pela médica plantonista para que a criança recebesse o atendimento necessário enquanto aguardava regulação para o leito de UTI.
Por fim, o bebê foi transferido na manhã desta terça-feira, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital Varela Santiago, em Natal. O Terra tenta contato com a família da criança. O espaço segue aberto para manifestação.