A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite desta sexta-feira (4), um idoso que transportava cerca de 7 quilos de pasta base de cocaína escondida dentro da bateria do veículo, que havia sido modificada para realizar o transporte da droga. A ação ocorreu na BR 290 em Rosário do Sul, na região da Campanha do Rio Grande do Sul.
O preso, que tem nacionalidade uruguaia, conduzia um Citroen com placas do país vizinho quando foi abordado pelos agentes da PRF. O idoso estava sozinho no veículo.
Durante a abordagem, descobriu-se que o homem já tinha passagem policial no Uruguai por tráfico de drogas, e realizaram uma vistoria minuciosa no automóvel, localizando a droga. Também foi encontrada uma pequena bateria de motocicleta para fazer funcionar a parte elétrica do carro.
O idoso disse apenas que havia sido contratado para levar umas pessoas do Uruguai para uma cidade em Santa Catarina, e havia aproveitado a viagem para comprar umas peças para seu carro.
Estima-se que o valor do prejuízo ao crime organizado com essa quantidade de droga apreendida chegue a quase um milhão de reais no Brasil. Já no Uruguai, possível destino final do entorpecente, não há valor estipulado, porém supõe-se que o valor do prejuízo aos criminosos seja mais elevado do que no Brasil.
O homem foi preso e encaminhado para a polícia judiciária em Rosário do Sul, com a droga e o carro apreendidos.