Equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio da Polícia Militar, atuam no combate a um incêndio nas juntas de dilatação do Edifício Copan, localizado no centro de São Paulo, nesta quinta-feira, 3. O incêndio começou por volta das 16h e mobilizou nove equipes de emergência para controlar as chamas. Até o momento, não há informações sobre vítimas. A ocorrência ainda está em andamento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implementou bloqueios viários na região central de São Paulo devido ao incêndio no Edifício Copan. A Avenida Ipiranga, no sentido Centro, está com a pista da esquerda interditada entre a Rua da Consolação e a Avenida São Luís. Além disso, a Rua Araújo, entre a Rua da Consolação e a Rua Major Sertório, e a Rua Major Sertório, entre a Rua Araújo e a Avenida Ipiranga, também estão bloqueadas.
Agentes de trânsito seguem monitorando a área e os bloqueios, que são necessários para apoiar o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio. A Defesa Civil e a equipe da Subprefeitura aguardam a finalização dos trabalhos dos Bombeiros para realizar a vistoria no edifício. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), até o momento, não foi acionado.
O Copan, situado na região da República, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício em forma de "S" impressiona tanto pelo seu porte quanto pelos números que o cercam: são 32 andares, 22 elevadores, 104 funcionários, além de uma área comercial com 72 lojas, distribuídas em 120 mil m² de área construída.
Com uma população estimada em 5 mil pessoas, o Copan abriga mais moradores do que 22% das cidades brasileiras, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, o condomínio é considerado o maior conjunto de apartamentos residenciais da América Latina.