Nesta quarta-feira, PT, PCdoB, PSOL e PSB entraram no Conselho de Ética da Câmara com pedido de cassação do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Simultaneamente, internautas se organizaram nas redes sociais e marcaram uma manifestação para o dia 20 de dezembro, em São Paulo, para apoiar a ação dos quatro partidos e também protestar contra as palavras do parlamentar - que no dia anterior disse, em discurso no plenário, que só não "estupraria" a colega Maria do Rosário (PT-RS) porque "ela não merece".
"Deputado Jair Bolsonaro: um verdadeiro homofóbico, racista, machista, entre muitas outras coisas. Se acha acima do bem e do mal, sempre escoltado atrás dos seus seguidores, que são tão mente pequena como ele. Desta vez, extrapolou dizendo a deputada Maria do Rosário (PT-RS) que: 'só não lhe estupro porque você não merece'. Convocamos todos que não aguentam mais assistir esse poço de preconceito e não fazer nada. Gays, bis, lésbicas, trans, todos que fazem parte do LGBT no geral, loucos, negros, brancos, pardos, jovens, idosos, ativistas, feministas, seja quem for UNI-VOS! contra esse ser", diz a descrição do evento no Facebook.
A página ainda explica que se trata de um "grito de apoio" aos partidos que estão pedindo a cassação do parlamentar. "O preconceito não pode continuar a se espalhar em um país tão plural quanto o Brasil. Toda semana é uma palhaçada aqui em São Paulo. Vamos mostrar que não toleramos isso", completa.