Em decisão liminar expedida nesta quinta-feira, 19, a Justiça de São Paulo suspendeu a revisão das regras de tombamento dos bairros Jardins, na zona oeste de São Paulo, que permitia a construção de condomínios residenciais verticais de até três andares nesta região da capital.
A mudança das medidas de preservação dos quatro bairros - Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano -, tombados desde 1986, foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), na última segunda, 16.
A discussão tem dividido opiniões. Organizações como a Defenda São Paulo e a Viva Pacaembu, já se manifestaram contrários à revisão do tombamento. Além disso, um abaixo-assinado reuniu mais de 6 mil assinaturas também se opondo à decisão do Condephaat.
Já o Secovi-SP (que representa incorporadoras e construtoras), a Associação Comercial de São Paulo e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura - São Paulo (AsBEA-SP) são à favor das novas regras./COLABOROU PRISCILA MENGUE