O número de pessoas que precisaram deixaram deixar suas casas por causa da chuva intensa que atingiu Santa Catarina e o Rio Grande do Sul já ultrapassa 53,5 mil. Segundo a Defesa Civil catarinense, 18 cidades decretaram situação de emergência e 41 foram afetadas no Estado. A Defesa Civil gaúcha traz 25 cidades em situação em emergência, além de Iraí, que decretou calamidade pública. 

Publicidade

Balneário Rincão e Ibicaré são os municípios mais recentes em SC que informaram ocorrências devido a chuva. A Defesa Civil informa que, ao todo, são 41 cidades catarinenses afetadas oficialmente, 4 mil desabrigados (que estão em abrigos) e mais de 41 mil desalojados (que estão em casas de amigos ou parentes). 

As regiões oeste, meio-oeste e extremo oeste foram as que mais sentiram os efeitos da chuva nos últimos dias. O volume desde o dia 23 de junho superou a marca de 400 milímetros. As duas cidades que registraram maior precipitação foram Mondaí e Chapecó.

No RS são mais de 8 mil fora de casa

Publicidade

No Rio Grande do Sul, são 3.074 desabrigados e 5.224 desalojados e 80 municípios atingidos. O norte e noroeste do Estado são as regiões mais afetadas. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) criou o Comitê Operacional de Emergência em Saúde para coordenar prestar assistência à população. Ontem, foram enviados técnicos, medicamentos e vacinas para Frederico Westphalen e Santo Ângelo, com o objetivo de organizar a primeira linha de socorro aos desabrigados nos municípios da região. As equipes devem fazer um diagnóstico dos danos provocados pela chuva nos equipamentos de saúde e levantar alternativas para organizar o atendimento às pessoas. 

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações