Apesar das fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na última segunda-feira, o nível do Sistema Cantareira se mantém estável, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Desde a última sexta-feira, os reservatórios permanecem com 6,7%, mostrando uma tendência de estabilidade com a chegada das chuvas de verão.
Outro manancial que conseguiu manter seu nível foi do Rio Claro, que está com 25,8% da capacidade. A pluviometria registrada ontem foi 41 milímetros.
Ao contrário do Cantareira e do Rio Claro, houve crescimento do nível do volume de outros mananciais que abastecem São Paulo.
No Sistema Guarapiranga, a forte chuva de ontem (22) somou 74,2 milímetros, ajudando a superar a média histórica de chuvas para todo o mês. A precipitação esperada sobre o manancial é 175,2 milímetros e, com o temporal de ontem, chegou a 192,8 milímetros no acumulado do mês. O nível dos reservatórios subiu de 35,2% ontem para 36,6% hoje.
No Sistema Rio Grande, a chuva também foi significativa, com volume de 66,7 milímetros. Com isso, os reservatórios subiram de 64,2% ontem para 66,7% hoje. O Sistema Alto Cotia recebeu 19,4 milímetros e elevou-se de 29,7% ontem para 30,2% hoje. No Alto Tietê, a chuva foi a mais intensa, de 75,2 milímetros. Assim, o percentual subiu 10,1% de ontem para 10,5% hoje.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a chegada do verão, que teve início no domingo (21), vai trazer chuvas dentro da média e temperaturas ligeiramente acima do esperado em São Paulo.
A previsão é que a frente fria comece a se afastar nesta terça-feira e que o tempo melhore gradativamente ao longo do dia. Para quarta-feira, 24, é prevista chuva leve. O CGE mantém o alerta para o risco elevado de formação de alagamentos e deslizamentos de terra.
Com informações da Agência Brasil