Moradores da região de Taubaté, no interior do Estado de São Paulo, têm reclamado de alterações nas características da água fornecida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A queixa é que a água está amarela, barrenta, com gosto de azeite, estranho ou ruim.
Em nota, a Sabesp afirmou que a água fornecida aos municípios do Vale do Paraíba está "dentro dos parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde". A companhia admitiu ter havido "alguns casos" de alteração na coloração da água em Taubaté, que podem decorrer de "manutenções realizadas durante a semana" e disse estar vistoriando todos os clientes que entraram em contato pelos canais de atendimento.
Desde o início de dezembro, aumentou o número de queixas registradas no site Reclame Aqui e em grupos de moradores nas redes sociais. Morador do bairro Chácara do Visconde, em Taubaté, Fabrício Ávila afirma não ser a primeira vez que esse tipo de problema ocorre.
"Acontece sempre da água ficar amarronzada, como se estivesse enferrujada", disse ao Estadão. "Às vezes tem um gosto de barro ou muito forte de cloro. Parece que pra corrigir alguma falha de filtração eles exageram no cloro, chega a ficar branca".
Para Iára de Carvalho, diretora do jornal local Diário de Taubaté, o problema da água amarelada já "virou corriqueiro" na cidade.
"Já deve ser a terceira ou quarta vez. A população fica brava, a Sabesp não atende ninguém, só fala que o resultado das análises é que a água é de boa qualidade. Mas, água não tem que ter cheiro, nem cor, nem sabor, e a daqui tem tudo isso", disse.
Em Tremembé, cidade vizinha, o morador Gerson Monteiro relatou que a "água suja" está afetando todo o município e também outros da região, como Caçapava.
"Aqui em casa a água está amarelada há uns 15 dias. Estamos comprando água mineral para beber", afirmou. Segundo ele, as roupas brancas também têm ficado amarelas por conta da água.
Qualidade da água
Segundo a Sabesp, as verificações têm apontado que a água está dentro da normalidade. Nas cidades de São José dos Campos e Caçapava, afirmou que os sistemas operam normalmente, sem ocorrências relacionadas à qualidade da água.
As ocorrências para que a companhia realize vistoria e manobras operacionais se necessário podem ser registradas pelos canais oficiais: no telefone 0800 055 0195, por mensagem de texto no WhatsApp (11) 3388-8000 ou na Agência Virtual.