MP-RJ instaura inquérito para garantir atendimento às vítimas da chuva

22 mar 2013 - 12h51
(atualizado às 12h57)
Chuvas causaram desabamentos, alagamentos e mortes na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro
Chuvas causaram desabamentos, alagamentos e mortes na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro
Foto: Daniel Ramalho / Terra

O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou um inquérito civil nesta sexta-feira para garantir atendimento às vítimas da chuva que atingiu Petrópolis, na região serrana do Estado, no início da semana. A intenção da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do município é assegurar que as famílias recebam imediatamente o aluguel social e que, em caráter definitivo, sejam recompensadas com indenizações, compra assistida ou casas populares. 

A promotora de Justiça Zilda Januzzi Veloso Beck informou que se reunirá com agentes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social para obter o mapeamento de todas as áreas de risco da cidade e o respectivo plano de contingência. Ela explicou que, na reunião, pretende ter uma visão integral de todos os pontos onde serão necessárias remoções e daqueles onde apenas deverão ser feitas obras de contenção.

Publicidade

Ontem, as promotoras Zilda Januzzi Veloso Beck e Maria Mascarenhas Ferreira Gomes ajuizaram uma ação civil pública para que a prefeitura, o governo do Estado e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizem obras para evitar o transbordamento dos rios Quitandinha e Piabanha, na cidade. O problema com esses dois rios teria contribuído para a tragédia que matou mais de 30 pessoas em decorrência das chuvas desta semana.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações