O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) investiga 31 perfis falsos suspeitos de aplicar golpes online usando fotos de vítimas da queda do avião da Voepass Linhas Aéreas, que aconteceu na última sexta-feira, 9, em Vinhedo (SP), e deixou 62 mortos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o órgão, os 31 perfis foram derrubados nesta segunda-feira, 12. A investigação é feita pelo CyberGaeco em atuação conjunta com o Cyber Lab do Ministério da Justiça.
No domingo, 11, Thalita Machado, viúva de Danilo Romano, denunciou criminosos que estão se passando por parentes da vítima para pedir dinheiro na internet. O marido era o piloto da Voepass que operava a aeronave no momento da tragédia.
"Tem pessoas criando perfis fakes no Instagram para pedir dinheiro. E nós da família não estamos pedindo nenhum tipo de ajuda nesse sentido. Tem pessoas aproveitando desse momento, dessa comoção e até roubando nosso luto porque a gente não consegue passar por essa situação em paz", disse ao Fantástico, da TV Globo.
O nome de Isabella Santana Pozzuoli, que estava entre os 62 mortos do acidente, também foi usado por golpistas nas redes sociais. Os criminosos usaram fotos da jovem para pedir dinheiro para supostamente arcar com as despesas do sepultamento de Isabella.