A Prefeitura de Americana, cidade localizada na microrregião de Campinas, em São Paulo, informou a morte de uma mulher por febre maculosa no município. A paciente morreu no dia 8 de junho, mas a confirmação do diagnóstico foi concluído nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto Adolfo Lutz.
Segundo informações da vigilância, a mulher, que não foi identificada, tinha 58 anos e teria contraído a doença em Limeira, cidade que fica a 30 km distante. Por isso, o caso é considerado importado.
Os sintomas começaram a aparecer no dia 4 de junho, com febre, dor de cabeça, náusea, vômito e dores musculares. Três dias depois, ela procurou atendimento médico em um Pronto Atendimento, mas veio a falecer no dia seguinte.
Casos suspeitos
A cidade de Americana tem ainda nove casos suspeitos de febre maculosa, sendo que um deles esteve em um evento da Fazenda Santa Margarida, em Campinas, local que está relacionado ao recente surto na região. Os casos ainda aguardam confirmação laboratorial.
Além de Americana, o município de Jundiaí, a 41 km de Campinas, está investigando sete casos suspeitos da doença, dois deles também estiveram na Fazenda Santa Margarida.
Até o momento, quatro pessoas morreram por febre maculosa neste surto. São elas:
- Mariana Giordano, de 36 anos, de São Paulo, e o namorado Douglas Costas, de 42 anos, de Jundiaí. Os dois morreram no dia 8 de junho;
- Evelyn Karoline Santos, de 28 anos, de Hortolândia. Também morreu no dia 8 de junho;
- Erissa Santana, de 16 anos, de Campinas. Morreu no dia 13 de junho.