O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o atentado em uma creche de Blumenau, Santa Catarina, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 5. Chamando o caso de ‘monstruosidade’, o presidente se solidarizou com as famílias das vítimas e com a comunidade da região. Ao menos quatro crianças foram mortas e outras três ficaram feridas no ataque.
“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas”, ressaltou Lula. "Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse", completou o presidente.
Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor.
— Lula (@LulaOficial) April 5, 2023
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também condenou o ataque. Segundo ele, o assassino já está preso.
Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor.
— Jorginho Mello (@jorginhomello) April 5, 2023
O que aconteceu
Uma creche foi alvo de ataque na manhã desta quarta-feira, 5, em Blumenau, Santa Catarina, segundo informado pelo Corpo de Bombeiros. Ao menos quatro crianças foram mortas e outras três ficaram feridas, sendo conduzidas ao hospital para atendimento.
Além da corporação, equipes da PM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão atendendo a ocorrência. O caso ocorreu na creche Cantinho do Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, no bairro Velha.
Segundo informações preliminares, o suspeito teria invadido a unidade com um machado. Ele foi detido após o crime.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que dezenas de pais estão desesperados e chorando em frente a creche, tentando ter notícias das crianças. Os familiares estão sendo autorizados a entrar no local.