ONS confirma apagão no sistema isolado de Roraima e diz que energia já foi restabelecida

Estado ficou sem luz das 11h53 às 13h40; causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas e serão divulgadas posteriormente em relatório

1 set 2024 - 15h01
(atualizado às 15h47)
Governo publicou decreto no ano passado autorizando importação de energia da hidrelétrica da Venezuela
Governo publicou decreto no ano passado autorizando importação de energia da hidrelétrica da Venezuela
Foto: Marcelo Min/Estadão / Estadão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou neste domingo, 1º, o desligamento automático total do sistema isolado de Roraima. As causas da ocorrência, registrada às 11h53, ainda estão sendo investigadas e serão divulgadas posteriormente em relatório.

Segundo o operador, assim que identificou a situação, foi iniciada uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia no Estado. A recomposição da carga foi concluída às 13h40.

Publicidade

Roraima é o único Estado brasileiro que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A demanda por energia é atendida por usinas termelétricas instaladas na região.

Em agosto do ano passado, o governo publicou um decreto autorizando a importação de energia da hidrelétrica de Guri, na Venezuela, interrompida no governo Bolsonaro. Na época, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que seria necessário a Venezuela fazer um "retrofit" da linha de transmissão de 700 quilômetros da usina até a divisa do Brasil. Ele estimou que as obras poderiam demorar cerca de um ano.

O fornecimento de eletricidade da Venezuela foi interrompido em 2019, no início do governo Bolsonaro, devido a apagões no país vizinho. Por conflitos ideológicos, a retomada do fornecimento não foi negociada antes da volta de Lula à Presidência.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações