O Distrito Federal e cidades de 25 dos 26 estados do Brasil ficaram sem energia elétrica na manhã desta terça-feira, 15. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), as cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram normalizadas por volta das 10h22. Mas os problemas persistem parcialmente nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma "separação elétrica" causou o problema.
Os estados do Sul e do Sudeste foram afetados de maneira proposital para evitar a propagação do problema causado pela "separação elétrica". O sistema de energia do Brasil é todo interligado.
"Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", afirmou o ONS em nota oficial.
Entenda o que aconteceu
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste, que também causou reflexos nas demais regiões do Brasil.
O governo, no entanto, não divulgou o que causou a ocorrência. "A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."
Nas redes sociais, o apagão nacional chegou a ficar entre os assuntos mais comentados. Relatos nas redes sociais afirmam que a falta de energia teria começado por volta das 8h20 desta manhã.
Em alguns lugares, a luz acabou por cerca de 30 minutos, em outros, menos. No Pará, moradores afirmam que a luz demorou ainda mais para voltar. Há relatos de que o apagão afetou as linhas de metrôs em Belo Horizonte, Salvador, Recife e São Paulo.
Já moradores de Teresina e Belém relataram problemas nos semáforos. Estudantes de várias cidades também usaram as redes sociais para mostrar o transtorno que a falta de luz causou nas escolas.