Operação da Polícia Civil desmonta quadrilha especializada em roubos a propriedades rurais no RS

Ação simultânea realizada em quatro cidades resulta em prisões e apreensões importantes para investigação de crimes no campo.

14 nov 2024 - 13h03

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Tombador, visando desmantelar uma organização criminosa responsável por roubos a propriedades rurais no Rio Grande do Sul. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, em parceria com outras unidades de polícia de Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões. As investigações, que já duram cerca de dez meses, identificaram que o grupo utilizava violência armada para subtrair implementos agrícolas em diversas regiões do estado.

Foto: Divulgação/Polícia Civil / Porto Alegre 24 horas

O esquema criminoso tinha como modus operandi a invasão de propriedades, onde os criminosos utilizavam armas de fogo e faziam uso de ameaças físicas para coagir as vítimas. Apenas neste ano, o grupo foi responsável por ao menos quatro roubos violentos nas cidades de Aceguá, Piratini, Pedras Altas e Canguçu. Com base nas evidências coletadas, o Delegado Guilherme Fagundes Nunes solicitou e obteve a emissão de mandados de prisão e de busca e apreensão.

Publicidade

A operação mobilizou aproximadamente 50 policiais, resultando no cumprimento das ordens judiciais. Durante as diligências, foram apreendidos celulares e um tanque de combustível de 1000 litros usado para facilitar a fuga dos suspeitos. Em Passo Fundo, um dos alvos foi preso e outro indivíduo foi flagrado por tráfico de drogas.

As investigações continuam para capturar outros membros da organização criminosa e reforçar a segurança no campo. A operação reflete o empenho das autoridades em reduzir os índices de criminalidade rural no estado.

Com a informação Polícia Civil.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se