Chegou a 13 o número de presos durante a ofensiva do Ministério Público (MP) no norte do Rio Grande do Sul, realizada nesta terça-feira (13). A última prisão ocorreu em Coxilha, a cerca de 20 km de Passo Fundo, por volta das 16h30min. A operação, batizada de Centauro, teve como alvo uma organização criminosa envolvida em diversos crimes, incluindo lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, ameaças e falsas denúncias contra policiais militares.
Resultados da operação
Além das prisões, as equipes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e da Brigada Militar apreenderam:
- 44 celulares
- 6 chips de celular
- 2 tablets e 2 notebooks
- Drogas, dinheiro e documentos
Detalhes da investigação
A operação, que ocorreu em cinco municípios do estado — Ronda Alta, Passo Fundo, Coxilha, Palmeira das Missões e Sarandi —, investigou 32 pessoas, das quais 25 tiveram contas bancárias bloqueadas. Algumas dessas contas estavam registradas em nomes de laranjas, com uma delas movimentando R$ 1,9 milhão em apenas quatro meses, entre 2022 e 2023.
Entre os 14 investigados com prisão decretada, nove já estavam no sistema prisional, mas continuavam operando as atividades ilícitas.
Objetivos da Operação Centauro
O MP e as forças policiais pretendem desmantelar a estrutura financeira e operacional da organização criminosa, interrompendo práticas como:
- Lavagem de dinheiro
- Tráfico de drogas
- Ameaças
- Falsas denúncias para desacreditar agentes de segurança
As investigações seguem em andamento, e os materiais apreendidos serão analisados para aprofundar a apuração dos crimes.