Na manhã desta quinta-feira (09/01), a Polícia Civil, através da 3ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre (DPRPA/DPM), sob a coordenação do Delegado de Polícia Luciano Dias Peringer, desencadeou a Operação Safe Car em combate aos crimes de furto em veículos, receptação, lavagem de dinheiro, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, estelionato e organização criminosa.
Mais de 70 policiais civis, em 20 viaturas, cumprem 17 mandados de busca e apreensão nos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Gravataí e Canoas, bem como seis prisões preventivas e três instalações de monitoramentos eletrônicos.
A ação visa combater uma organização criminosa especializada no cometimento de furto em veículos no município de Porto Alegre, nos bairros Montserrat, Auxiliadora, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis, Moinhos de Vento e Bela Vista. O objetivo do grupo criminoso era de subtrair equipamentos eletrônicos de grande valor. Além disso, eles subtraem cartões e outros pertences das vítimas, efetuando transferências bancárias.
A ação resultou na prisão, até o momento, de dois indivíduos, e apreensão de diversos aparelhos eletrônicos, notebooks, bem como máquinas de cartões utilizadas nas fraudes. A investigação prossegue para identificar outros indivíduos com base nos elementos coletados, bem como para corroborar a materialidade da investigação.