Operários são resgatados por helicóptero após torre de usina eólica pegar fogo; veja vídeo

Incidente ocorreu no Parque Eólico Mel no Rio Grande do Norte

27 nov 2024 - 18h00
Funcionários são resgatados de torre eólica no Rio Grande do Norte
Funcionários são resgatados de torre eólica no Rio Grande do Norte
Foto: Reprodução/SESDRN

Dois operários foram resgatados por helicóptero na tarde de terça-feira, 26, depois de ficarem presos no alto de uma torre eólica no município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Eles realizavam a manutenção na torre localizada no Parque Eólico Mel, quando o equipamento pegou fogo e deixou os trabalhadores impossibilitados de usar o elevador.

Agentes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Estado foram acionados para auxiliar na descida dos funcionários. A operação contou também com a ajuda do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e do Samu. O resgate foi bem sucedido.

Publicidade
Trabalhadores são resgatados de helicóptero após torre eólica ser atingida por incêndio no RN
Video Player

"Fomos acionados para um incêndio em uma turbina de eólica na cidade de Areia Branca. No local, fomos informados que dois funcionários da empresa estavam presos e que a equipe do Ciopaer já estava a caminho para resgatá-los devido a dificuldade de acesso. Mesmo assim, nos equipamos e tentamos acessar o local do sinistro para avaliar a situação da cena, que apresentava bastante fumaça", explicou o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Ciopaer, o resgate dos operários foi de alto risco em razão da complexidade do cenário. Além disso, a ação envolvia urgência devido ao incêndio em uma das partes da torre e o limite da visibilidade, já que estava escurecendo.

"Estávamos cientes de todos estes fatores de risco, mas também confiantes que o treinamento que realizamos em nossa rotina estaríamos aptos a salvar as duas vidas aflitas no alto daquela torre", afirmou o Órgão.

Em nota à imprensa, a Neonergia, empresa responsável pela usina éolica, informou que a causa do incidente ainda está sendo investigada, mas que o elevador da torre éolica estava funcionando e não foi acionado por questões de segurança.

Publicidade

"O princípio de incêndio foi rapidamente controlado pelos brigadistas internos que acionaram o Plano de Emergência da empresa. A Neoenergia esclarece, ainda, que são falsas as informações que circulam a respeito do não funcionamento do elevador da torre eólica. Como premissa básica, esse equipamento não foi acionado por questões de segurança. Os colaboradores se abrigaram em uma área segura enquanto aguardavam o resgate", disse.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações