Em um dia histórico para a segurança pública gaúcha, a cidade de Osório testemunhou a formatura de 164 novos soldados da Brigada Militar. A solenidade, realizada na tarde desta quinta-feira (14), no Ginásio Esportivo Rutílio Kestering, marcou a conclusão de 11 meses de capacitação técnico-profissional e o início de uma nova etapa na vida desses profissionais.
A turma de formandos, composta por 143 homens e 21 mulheres, demonstra a diversidade e o alcance do processo seletivo da Brigada Militar. O destaque da turma ficou por conta do soldado Francis Eduardo Ferreira Sampaio, de Rio Pardo, que conquistou a primeira colocação do Estado com a nota 9,861. Em reconhecimento à sua dedicação, Sampaio recebeu a comenda da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório e, em solenidade em Porto Alegre, recebeu a medalha Coronel Odilon.
Os alunos que entraram no ginásio cantando a canção da Brigada Militar, receberam as divisas, símbolo de conclusão do curso, dos seus padrinhos e madrinhas. Agora eles iniciam uma nova etapa na carreira marcada pela responsabilidade de proteger à comunidade gaúcha, mesmo com o risco da própria vida.
A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, como o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar e paraninfo da turma, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, o prefeito de Osório, Roger Araújo, a juíza da Comarca de Osório, Dra. Conceição Aparecida Canho Sampaio, o fundador da Esfes Osório, coronel da reserva Renato Antônio Nunes Fraga, o diretor de Ensino da Brigada Militar, coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, e o comandante do CRPO Litoral, tenente-coronel Artur Marques de Barcellos, entre outros.
Ao todo, foram formados pela Instituição 399 novos Brigadianos, sendo 235 em Porto Alegre e 164 em Osório. Esse número demonstra o compromisso do governo estadual em reforçar o efetivo da Brigada Militar e garantir a segurança da população.
Na próxima semana, os novos soldados escolherão as cidades onde serão lotados, conforme a abertura de vagas em edital da Brigada Militar.
Com a informação Comunicação Social da Esfes - Osório.