Os pais de um adolescente foram presos por apologia ao nazismo, em Maquiné, no litoral do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil encontrou uma grande quantidade de material na casa da família, como bandeira, símbolos e imagens de líderes nazistas, como Hitler. Inclusive, de acordo com as autoridades, o pai foi quem deu a bandeira para o jovem, que foi apreendido.
A prisão ocorreu na noite de terça-feira, 11, e foi realizada por equipes da Brigada Militar e Polícia Civil. De acordo com a RBS TV, afiliada da Rede Globo, as autoridades chegaram até o adolescente por meio de monitoramento de troca de mensagens em redes sociais.
Ao cumprir um mandado de busca e apreensão na residência, a polícia encontrou materiais de apologia, além de uma arma de fogo falsa, facas, canivetes e roupas camufladas. Os três foram encaminhados para a delegacia para prestar depoimento. Os pais foram presos, e o adolescente, apreendido por ato análogo ao terrorismo.
Em entrevista ao canal de TV, o delegado Marco Antônio de Souza informou que os pais foram presos pois não existia a possibilidade de não saberem da existência dos itens, devido à grande quantidade.
"A quantidade de material foi tão farta que a gente apresentou o adolescente e os pais na delegacia exatamente porque não tinha como não estar sabendo o que estava acontecendo naquela casa, dado farto o material que foi apreendido. Entrevistando o pessoal na casa, e as informações que a gente já tinha acerca da investigação, a gente conseguiu descobrir que a bandeira que faz apologia ao nazismo teria sido dada pelo pai para o adolescente”, finalizou Souza.
O Terra pediu informação sobre o caso para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.