Parapentes com enormes notas de dólar desenhadas sobrevoaram a orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira, 15. A ação foi organizada pela Transparência Internacional como forma de protesto, cobrando que o G20 adote uma postura mais firme contra a corrupção.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A iniciativa, chamada de "Money Gliders", ocorreu 48 horas antes da Cúpula de Líderes no Rio. Durante o voo, os parapentes pousaram em uma faixa que exibia a pergunta, em inglês: "Quão óbvia a corrupção tem que ser para que vire prioridade para o G20?".
Segundo a ONG, o G20 "fracassa em lidar com a corrupção" e os líderes do grupo negligenciam "o combate à corrupção" e não conseguem realizar avanços na questão nos últimos dez anos".
"Hoje, enquanto os líderes das nações mais ricas do mundo se preparam para a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, enchemos os céus da cidade com notas de dólar para chamar a atenção do mundo para um sério problema: há anos esses mesmos líderes falham em colocar a corrupção no centro de suas discussões, o que acaba enfraquecendo todos os outros temas abordados. Nossa missão é tirar a corrupção das sombras, queiram os poderosos ou não", escreveu a Transparência Internacional em postagem no Instagram.