O teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, em Pernambuco, desabou no início da tarde desta sexta-feira, 30. O acidente aconteceu durante uma distribuição de cestas básicas. Segundo informações do governo do estado, duas pessoas morreram e 22 ficaram feridas. Câmeras de segurança registraram o momento (veja no vídeo acima).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao Terra, o Centro de Operações do Recife (COP) informou que equipes da Defesa Civil, Autarquia de Trânsito e Transporte (Polícia de Trânsito - CTTU) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para prestar socorro às vítimas. Foi declaro três dias de luto oficial. O caso será investigado pelo Instituto de Criminalística e Defesa Civil.
Em entrevista coletiva, a vice-governadora do Pernambuco, Priscila Krause, tinha informado o dado inicial que 17 estavam feridas. Às 19h30, um balanço oficial foi divulgado informando que 22 vítimas foram socorridas e encaminhadas para unidades hospitalares com escoriações leves. Já em relação aos óbitos, um homem com 54 anos e uma mulher de 68.
"Assim que houve o desabamento, vários populares ajudaram e retiraram várias pessoas", afirmou a vice-governadora.
Testemunhas que estavam no local registraram o momento. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram as pessoas em pânico com a dimensão da tragédia.
Autoridades lamentam ocorrido
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o desabamento e disse ter recebido a notícias com "com muita tristeza". "Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento", escreveu ele no X.
Nas redes sociais, a governadora do estado, Raquel Lyra, lamentou o acidente e desejou consolo aos afetados. “Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante pra nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”, declarou, em nota.
Em uma coletiva de imprensa, o prefeito de Recife João Campos afirmou que o momento é de dor para a cidade e que a prioridade é dar assistência e apoio às vítimas afetadas pela tragédia.
"Prioridade absoluta cuidar das vítimas, cuidar daquelas que estão nas unidades de saúde nesse momento e a gente vai ter como foco prioritário cuidar da vida dessas pessoas", disse, que decretou luto de 3 dias na cidade.
A Arquidiocese de Olinda e Recife emitiu uma nota afirmando estar de luto e que presta e prestará toda a solidariedade para as famílias afetadas.