Pedágio free flow: quais rodovias de SP já têm e quais terão novo sistema em 2025; veja mapa

Estado deverá ganhar no próximo ano 30 pórticos de cobrança de pedágio em importantes estradas como Dutra, Rodoanel e Mogi-Bertioga

21 dez 2024 - 03h10
(atualizado às 07h39)
São Paulo deverá ganhar no próximo ano 30 novos pontos de sistema free flow
São Paulo deverá ganhar no próximo ano 30 novos pontos de sistema free flow
Foto: Divulgação/CCR Rodoanel

Rodovias que cortam o Estado de São Paulo deverão ganhar no próximo ano 30 novos pontos de sistema free flow de cobrança de pedágio. No 1º trimestre, está prevista a instalação de 21 pontos do sistema free flow na Grande São Paulo. Já no 2º semestre, outros sete pórticos devem operar em rodovias de acesso ao litoral, e mais dois no trecho norte do Rodoanel Mario Covas.

O modelo já é operado em dois trechos da SP-333, em Itápolis e Jaboticabal, e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, recém-aberto no Litoral Norte. As praias dessa região - como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela - estão entre as mais procuradas pelos turistas.

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  • O free flow funciona sem cabines nem cancelas. O motorista passa por um pórtico instalado na rodovia sem reduzir a velocidade. Um sistema de câmeras e sensores lê a placa e identifica as características do veículo, registrando automaticamente o valor a ser pago.
  • Para o usuário que tem a TAG (adesivo com código de barras) instalada no veículo, a tarifa será debitada automaticamente na fatura da operadora da TAG.
  • Já os clientes que não têm o adesivo, o sistema faz a leitura da placa e emite a cobrança que pode ser paga em até 30 dias nos canais de autoatendimento oferecidos pela concessionária (é possível fazer a consulta no site de cada empresa). Também há postos físicos para pagamento.
  • O não pagamento é considerado evasão de pedágio, infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,13, mais cinco pontos na carteira de habilitação.

Empresa do mesmo grupo, a Ecopistas instalou um pórtico no km 31,5 da Rodovia Ayrton Senna, em Arujá, no início de 2022, mas funciona somente como projeto piloto e não há previsão de cobrança de tarifa. A rodovia tem pedágios convencionais.

Rodovia Ayrton Senna
Foto: Reprodução/Ecopistas

Na Tamoios, um pórtico do free flow entrou em operação em novembro e cobre toda a extensão do Contorno Sul, com 22,7 quilômetros. A rodovia tem outros dois pedágios convencionais, no km 16,1, em Jambeiro, e no km 59, em Paraibuna, mas eles operam com cabines para cobrança manual e cancelas para pagamento automático. Não há previsão de operar outros pórticos de free flow na rodovia em 2025.

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