Rodovias que cortam o Estado de São Paulo deverão ganhar no próximo ano 30 novos pontos de sistema free flow de cobrança de pedágio. No 1º trimestre, está prevista a instalação de 21 pontos do sistema free flow na Grande São Paulo. Já no 2º semestre, outros sete pórticos devem operar em rodovias de acesso ao litoral, e mais dois no trecho norte do Rodoanel Mario Covas.
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O modelo já é operado em dois trechos da SP-333, em Itápolis e Jaboticabal, e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, recém-aberto no Litoral Norte. As praias dessa região - como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela - estão entre as mais procuradas pelos turistas.
- O free flow funciona sem cabines nem cancelas. O motorista passa por um pórtico instalado na rodovia sem reduzir a velocidade. Um sistema de câmeras e sensores lê a placa e identifica as características do veículo, registrando automaticamente o valor a ser pago.
- Para o usuário que tem a TAG (adesivo com código de barras) instalada no veículo, a tarifa será debitada automaticamente na fatura da operadora da TAG.
- Já os clientes que não têm o adesivo, o sistema faz a leitura da placa e emite a cobrança que pode ser paga em até 30 dias nos canais de autoatendimento oferecidos pela concessionária (é possível fazer a consulta no site de cada empresa). Também há postos físicos para pagamento.
- O não pagamento é considerado evasão de pedágio, infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,13, mais cinco pontos na carteira de habilitação.
Empresa do mesmo grupo, a Ecopistas instalou um pórtico no km 31,5 da Rodovia Ayrton Senna, em Arujá, no início de 2022, mas funciona somente como projeto piloto e não há previsão de cobrança de tarifa. A rodovia tem pedágios convencionais.
Na Tamoios, um pórtico do free flow entrou em operação em novembro e cobre toda a extensão do Contorno Sul, com 22,7 quilômetros. A rodovia tem outros dois pedágios convencionais, no km 16,1, em Jambeiro, e no km 59, em Paraibuna, mas eles operam com cabines para cobrança manual e cancelas para pagamento automático. Não há previsão de operar outros pórticos de free flow na rodovia em 2025.