Peritos se esforçam para identificar vítimas de acidente aéreo em Vinhedo (SP)

Diretor de IML afirma que só vão liberar corpos quando tiverem certeza

11 ago 2024 - 22h35
O acidente aconteceu no início da tarde de sexta-feira, 9.
O acidente aconteceu no início da tarde de sexta-feira, 9.
Foto: Reprodução/TV Globo

Os peritos do Instituto Médico Legal de São Paulo (IML) estão se esforçando para identificar as vítimas do acidente aéreo em Vinhedo, no interior do estado. De acordo com informações divulgadas pelo Fantástico deste domingo, 11, os especialistas ainda não possuem um prazo para o reconhecimento dos 62 passageiros que morreram na tragédia. 

“O importante disso tudo é que, quando uma família receber o documento de declaração de óbito, vai poder ter o luto pelo seu ente querido e vai ter a certeza absoluta de que é o parente dela", disse Vladimir Alves dos Reis, diretor do IML de São Paulo à TV Globo. 

Publicidade

Para conseguir identificar as vítimas, os especialistas vão utilizar um scanner para reproduzir exatamente como o ambiente foi encontrado. A partir das imagens, será possível considerar a localização dos corpos e das peças do avião em comparação a posição em que os passageiros estavam dentro da aeronave. 

Os peritos também estão utilizando uma lista de passageiros e os documentos de cada um para ajudar no processo e obter mais dados das vítimas a partir do RG e do CPF. 

A partir das informações, o papiloscopistas pode determinar se aquela impressão digital colhida pertence àquela pessoa. Em alguns casos, a identificação também pode ser feita visualmente por meio de roupas, tatuagens, próteses e entre outros. Segundo os especialistas, o teste de DNA só é realizado em último caso. 

“Nós temos identificação pelo próprio reconhecimento facial. Fotos da risada envolvem os dentes, características do dente e pontos de identificação podem ajudar", explica Vladimir dos Reis do IML de SP.

Publicidade

O acidente

Moradores registram momento da queda de avião que matou 61 no interior de SP
Video Player

O acidente aconteceu no início da tarde de sexta-feira, 9. A Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave, informou, por meio de nota, que o avião, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo 2283 tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Ninguém sobreviveu.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações