Dois chineses, de 68 e 72 anos, foram presos na última terça-feira, 3, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, tentando sair do País com itens da fauna brasileira sem autorização legal.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo apurado pelo Terra, a Polícia Federal encontrou na bagagem dos chineses 50 unidades de barbatanas de tubarão, 38 pepinos do mar e aproximadamente 3 kg de bexigas natatórias, além de quase 1 kg de pescado seco. Todos os itens foram apreendidos e serão devidamente descartados.
Em depoimento à PF, os suspeitos afirmaram que estavam transportando os produtos para Hong Kong, no Sudeste da China, para consumo próprio. Eles foram descobertos pelos agentes federais assim que passaram pelo aparelho de rio-x, etapa obrigatória para todos os passageiros.
Logo após o raio-x, as malas dos chineses foram abertas na presença de um fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de testemunhas.
Após identificar a mercadoria ilegal, foi constatado os dois suspeitos apresentaram o Registro Nacional de Migrante Permanente no Brasil, mas não mostraram autorização para transporte internacional de material biológico, muito menos permissão legal para tal. Por isso, ambos foram detidos pela prática de contrabando, crimes ambientais e também foram multados.
Conforme o IBAMA, os tubarões são espécies que figuram na lista da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), ou seja, são espécies que devem ser preservadas e cujo comércio internacional é proibido.