PF prende suspeito de envolvimento com tráfico internacional em Erechim

Suspeito de integrar organização criminosa é preso em Erechim pela PF

18 jun 2024 - 11h27

A Polícia Federal prendeu preventivamente, na manhã desta segunda-feira (17), um homem em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, por suspeita de envolvimento com tráfico internacional de drogas e armas de fogo. A prisão ocorreu no bairro Parque Lívia e incluiu um mandado de busca e apreensão, além de quatro sequestros de bens e valores.

Foto: Polícia Federal / Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A ação faz parte da Operação Contraface, realizada pela Polícia Federal e Receita Federal, que visa desarticular uma organização criminosa liderada por empresários de Cascavel e Toledo, no Paraná. O grupo é investigado por trazer maconha e pistolas do Paraguai, armazenar os itens em depósitos no oeste do Paraná e transportá-los para vários estados do Brasil. Desde 2021, a organização teria movimentado pelo menos R$ 14 milhões provenientes de atividades criminosas.

Publicidade

A operação cumpriu mandados também em Cascavel, Toledo e Medianeira, no Paraná, e em Florianópolis, Santa Catarina. Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores.

Operação Drake

Durante as investigações, iniciadas em maio de 2023, foram apreendidos carregamentos significativos de entorpecentes e armas de fogo, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha e oito pistolas. Em outubro do ano passado, a Operação Drake resultou na prisão de quatro agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e um advogado, suspeitos de escoltarem um caminhão frigorífico carregado com 16 toneladas de maconha, venderem a droga e liberarem o motorista. O caminhão pertencia ao grupo criminoso alvo da Operação Contraface.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações