Um homem morreu após o avião agrícola pilotado por ele colidir contra um cabo para-raios em uma lavoura de cana-de-açúcar em Quirinópolis (GO), nesta quarta-feira, 20. A vítima, identificada como João Adolpho Pontes Santana Branco, de 28 anos, morreu no local devido ao impacto, informou o Corpo de Bombeiros.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Logo pelo início da manhã desta quarta, equipes da 15ª Companhia foram acionadas para atender à ocorrência de queda de aeronave. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram a aeronave a aproximadamente um quilômetro da cabeceira da pista do aeroporto municipal.
Segundo a corporação, o único ocupante do avião era João Adolpho, o piloto, que não resistiu aos ferimentos. A aeronave chegou a pegar fogo, mas não houve explosão. Os militares, então, isolaram o local para preservar os destroços.
João Adolpho era natural de Nhandera (SP) e, há seis meses, trabalhava como piloto na Aerotek Aviação Agrícola. À TV Ahanguera, familiares, que não se identificara, afirmaram que João era apaixonado por aviação e, antes de ir para Goiás, trabalhou no Tocantins. Ele foi descrito como uma pessoa 'serena'.
O piloto não tinha filhos e morava em Quirinópolis com a companheira. O corpo será velado na cidade natal do piloto, no interior de São Paulo. Em nota, a empresa lamentou a morte do piloto. Veja abaixo:
"É com profundo pesar que a Aerotek Aviação Agrícola informa o falecimento do piloto João Pontes, ocorrido na manhã de quarta-feira, dia 20/11/2024, em razão de um acidente aéreo.
A Polícia Civil e demais autoridades competentes foram acionadas para investigar os fatores que ocasionaram o acidente. Nesse momento de dor, a equipe Aerotek se solidariza com os familiares e amigos, e expressa seus sinceros sentimentos".
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que investigadores foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência em Quirinópolis. No caso, são utilizadas técnicas, como coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.