Piruinha, bicheiro mais velho do Rio de Janeiro, morre aos 95 anos

Corpo do contraventor será velado e sepultado nesta quinta-feira, 23

23 jan 2025 - 08h47
(atualizado às 08h55)
Piruinha, bicheiro mais velho do Rio de Janeiro, morre aos 95 anos
Piruinha, bicheiro mais velho do Rio de Janeiro, morre aos 95 anos
Foto: Reprodução/GloboPlay

O bicheiro José Caruzzo Escafura, mais conhecido como Piruinha, morreu aos 95 anos na quarta-feira, 22, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por um dos filhos dele à TV Globo.

A causa da morte do bicheiro ainda não foi divulgada. Amigos da família contaram à emissora que Piruinha passou mal na quarta-feira e foi levado ao hospital. Em seguida, ele foi liberado, voltou para casa, e acabou morrendo. 

Publicidade

O corpo de Piruinha será velado nesta quinta-feira, 23, no Clube Sambola, em Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O enterro será feito no Cemitério de Inhaúma.

Quem era Piruinha?

Piruinha era o bicheiro mais velho na antiga cúpula do jogo no Rio de Janeiro. Desde a década de 1970, ele controlava o jogo nas regiões de Madureira, Cascadura, Abolição, Piedade, Inhaúma e Maria da Graça.

Em 1993, ele e outros banqueiros de bicho foram presos e condenados a 6 anos de detenção por formação de quadrilha ou bando armado. A sentença, porém, foi mudada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a pena foi reduzida pela metade. Os advogados dos banqueiros conseguiram excluir o crime de bando armado.

Em 2023, Piruinha foi julgado pela acusação de ser mandante da morte do comerciante de carros Natalino José do Nascimento Espínola, mas foi absolvido.

Publicidade

No passado, o bicheiro também participou da série documental Vale o Escrito, do Globoplay, que conta a história da formação do jogo do bicho no Rio de Janeiro.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se