Os pitbulls que atacaram e deixaram a escritora Roseana Murray em estado grave já morderam outras pessoas, segundo uma amiga da escritora. O ataque aconteceu na manhã de sexta-feira, 5, na rua onde Roseana mora, no bairro Gravatá, em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência [na polícia] porque os animais morderam pessoas da rua. Ele [o tutor] cria esses animais há muito tempo”, contou em entrevista ao g1 a comerciante Sandra Noleto.
Em razão da gravidade das mordidas, Roseana, de 73 anos, perdeu o braço direito e uma das orelhas. Murray foi levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e passou por cirurgias. O braço esquerdo foi reconstruído, assim como o lábio.
"Espero que a minha amiga saia dessa, porque ela saiu daqui muito mal. Além disso, esperamos uma resposta das autoridades para que esse cara seja punido", disse após o resgate da amiga. Um homem foi preso em flagrante e outras duas pessoas estão detidas após serem identificados como os donos dos cães.
Por meio da Secretaria da Saúde de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a direção do hospital informou que a escritora foi prontamente atendida e "avaliada pela equipe médica multidisciplinar, incluindo neurocirurgião, cirurgião-geral, cirurgião bucomaxilo facial e ortopedista".
Quem é Roseana Murray?
Roseana é um dos nomes mais reconhecidos da literatura infantil brasileira e tem livros publicados pelas maiores editoras do País, como Suspiros de Luz (Escarlate, selo da Companhia das Letras) e Jardins (Grupo Editorial Global). Ela tem dois filhos e, desde 1997, é casada com o jornalista e escritor Juan Arias, de 91 anos.
A escritora nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. Formada em Literatura e Língua Francesa em 1973, na Universidade de Nancy, ela recebeu prêmios importantes, como O Melhor de Poesia, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 1986, 1990 e 1997. Por Jardins, recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras para livro infantil, em 2002.
Roseane também faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y, que inclui os melhores escritores de literatura infanto-juvenil do mundo. Ela mantém um canal no YouTube, em que apresenta seus livros ao público.